Ouvir notícias ruins tem um impacto imediato no nosso nível de estresse. É o que revela um estudo conduzido por Martin Seligman e Shawn Achor na Universidade de Pensilvânia comprovou que se você começa o seu dia com 3 minutos de notícias ruins, você tem 27% a mais de chances de ter um dia ruim.
Diante desse tipo de evidência, me fascina a atração que as pessoas em geral sentem por ficar sempre por dentro das últimas desgraças.
E isso não tem só a ver com televisão ou jornal: acontece até mesmo na rua. Pode observar: é só acontecer alguma coisa ruim e o povo junta como se fosse formiga atrás de açúcar.
Por que isso acontece?
Sempre que rola na nossa vida algo com o que, por algum motivo, não conseguimos lidar, usamos uma poderosa ferramenta de segurança mental: a repressão.
Ela acontece quando algum sentimento ou emoção é tão intenso que a mente o bloqueia totalmente da consciência. Enterramos a emoção tão fundo na mente subconsciente que perdemos consciência dela.
Na maioria das vezes, nem temos memória do fato.
Acontece que a regressão tem uma melhor amiga: a projeção. Projetamos nos outros tudo aquilo que está escondido no nosso subconsciente.
As notícias ruins são uma oportunidade de projetar toda a nossa culpa e vergonha reprimidas nos assassinos, estupradores, políticos corruptos e outras pessoas do mal que vemos na televisão e jornais. Porque eles são do mal, nós não.
A repressão junto com a projeção, de mãozinhas dadas, criam e mantém o arquétipo da vítima.
Sempre que você se pegar julgando alguém ou alguma coisa, pare. Observe.
Esta pessoa ou circunstância está lhe oferecendo a oportunidade de escolher entre a projeção e o perdão radical.
Para se livrar disso basta entender que a situação negativa é a sua oportunidade de curar aquilo que foi um dia reprimido e agora está vindo à tona.
Cultivando Ignorância Seletiva Contra Notícias Ruins
Um dos melhores conselhos para se livrar de notícias nocivas a nossa saúde é ”cultivar uma ignorância seletiva”.
O Empreendedor Timothy Ferriss afirma não assistir a noticiários e se mantem atualizado apenas observando o que as outras pessoas estão falando.
Segundo Tim, é preciso desenvolver uma dieta pobre em informações. Assim como o homem moderno consome muitas calorias e também calorias de baixo valor nutritivo, quem trabalha com informações consome dados em excesso e das fontes erradas.
Fazendo isso você estará mais distante de notícias ruins e concentrado no que realmente interessa.
3 comentários sobre “Notícias Ruins,Por que as pessoas amam ver?”