O TEMPO – SINÔNIMO DA VIDA
Entenda o tempo como sinônimo de vida. Quando dizemos que estamos “matando o tempo”, estamos “matando a vida”. Quando dizemos que estamos “jogando tempo fora”, estamos “jogando vida fora”. Assim, aproveite o tempo para aproveitar a vida.
São várias as questões envolvidas com o aproveitamento do tempo. Mas, sem dúvida, as principais são:
– O adiantamento crônico (deixar sempre para amanhã o que pode e deve ser feito hoje);
– A precipitação (tendência de querer fazer hoje o que não deveria ser feito hoje);
– A priorização hedonística (tendência de fazer primeiro o que nos dá mais prazer).
Quando sentimos que não temos tempo para nada é sinal de que não estamos utilizando bem o tempo. Reflita sobre essas questões e como elas impactam sua vida. Verifique que mudanças você pode fazer sobre cada uma delas com o objetivo de utilizar melhor o tempo.
Utilizar melhor o tempo, além de proporcionar melhorias em sua produtividade e excelência, significará, também, mais tempo para atividades essenciais, como família, saúde e lazer.
Como administrar o tempo
“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”- Victor Hugo
Organize um programa de administração do seu tempo. Além de eficiente, o horário mostrado a seguir pode ser cumprido facilmente pela maioria das pessoas.
8 horas de sono
8 horas de trabalho
4 horas para lazer e saúde
2 horas para estudo e capacitação
2 horas para serviço voluntário
________________________
24 horas
Faça uma lista de prioridades
Por mais que você tenha mil coisas para fazer, dê prioridade às mais urgentes e faça uma lista. Determine o tempo que irá usar para cada tarefa e, conforme for realizando, elimine o item da lista. Se possível, coloque as coisas mais difíceis no topo, assim, no fim do dia, quando estiver cansado, fará as tarefas que tem mais habilidade para realizar.
Evite distrações
Elas são as grandes vilãs na administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem acabar tomando muito tempo e, quando você ver, terá acumulado tudo o que deveria ter feito e, para cumprir com suas obrigações, acabará pegando “emprestado” o tempo que iria usar para outras coisas.
Tenha uma agenda
Organize suas tarefas pessoais como eventos importantes, ligações a serem feitas, o prazo de pagar suas contas. Quanto mais organizada sua vida pessoal, mais fácil administrar o restante.
Descanse
É extremamente importante que você planeje intervalos para desocupar a mente, pois não adianta planejar todas suas tarefas e não estar disposto a realizá-las, então, tenha intervalos para descanso, separe algumas horas para lazer (nem que seja no fim de semana) e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente.
O HORÁRIO QUE NINGUÉM DEVE SEGUIR
8 Horas de trabalho, de olho no relógio e pensando no fim do expediente
8 horas de sono
8 horas de desperdício de energia em comida, bebida e sexo em excesso e outros hábitos destrutivos
Verifique esses horários e compare com o que você segue. Descubra se as suas atitudes estão empurrando você escada acima. rumo ao sucesso, ou escada abaixo, rumo ao fracasso.
Os amantes do prazer não somente consomem oito horas em hábitos destrutivos como invadem o período reservado ao sono, reduzindo em duas a seis horas. Isso prejudica o período de trabalho, que perde em eficiência.
A organização do corpo humano exige, de cada vinte e quatro horas, oito de sono. A organização da sociedade pede que, de cada vinte e quatro horas, oito seja dedicadas a algum tipo de serviço inútil.
Todos nós cedemos ao poder da sugestão, e a maior parte dos nossos hábitos resulta da influência de pessoas que nos rodeiam. Vivemos uma época em que hábitos destrutivos estão por todas as partes.
O preço da eliminação desses hábitos é a eterna vigilância, e deve ser pago por todos que quiserem uma vida melhor.
Resumindo, conhecer sua rotina, organizar suas tarefas e administrar o seu tempo te ajudará não só em seu trabalho, como também te trará mais qualidade de vida.
Gostou dessas dicas? Curta nossa página no Facebook 🙂