Scrum – Produtividade Máxima

Método Scrum

Scrum  baseia em técnicas utilizadas na indústria japonesa que são utilizadas até os dias de hoje  nas mais diversas empresas.

A sua origem  veio do mundo do desenvolvimento de software.

O que o Scrum faz é criar um tipo diferente de padrão. Ele altera o modo como você pensa sobre o tempo.

Ironicamente, o método Scrum foi ensinado por  um americano: W. Edwards Deming, que trabalhava para o General Douglas MacArthur durante a ocupação americana no Japão depois da Segunda Guerra Mundial.

A influência de Deming na indústria japonesa foi incrível. Ele treinou centenas de engenheiros no que chamamos de “controle de processo estatístico”.

Sua ideia era simplesmente medir exatamente o que estava sendo feito, sua qualidade e lutar por um “aprimoramento contínuo”.

Scrum pega muito dos seus conceitos no modelo de manufatura dos japoneses que foram apresentados no livro clássico O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala, escrito por Taiichi Ohno.

Nos Estados Unidos, esse modelo foi considerado uma produção “enxuta”. Basicamente, a ideia é eliminar ao máximo possível o desperdício.

Na Holanda o Scrum está fazendo diferença nas escolas. Os professores conseguem ver um aumento quase imediato
de mais de 10% nas notas dos alunos; e aplicam o método em todos os tipos de estudantes.

Em Uganda, a Grameen Foundation está usando o Scrum para fornecer dados agrícolas e de mercado para os lavradores pobres da zona rural. O resultado? O dobro da colheita e da receita para algumas das pessoas mais pobres do planeta.

O Scrum acelera todos os empreendimentos humanos. Não importa o tipo de projeto ou de problema, o Scrum pode ser usado em qualquer empreendimento, para aprimorar desempenho e resultados.

Scrum  X  Multitarefas 

Existem pessoas que se gabarem da sua capacidade de executarem multitarefas. Esse tipo de “ostentação” está se tornando parte da nossa cultura de trabalho.

Nas descrições de tarefas de um cargo, agora se veem requisitos como “deve ser capaz de gerenciar cinco projetos simultâneos de forma equilibrada”.

Dizemos para nós mesmos que vamos conseguir. Infelizmente, não vamos conseguir. E quanto mais acharmos que vamos conseguir, pior ficamos.

Um cientista chamado Harold Pashler demonstrou isso no início da década de 1990, e o chamou de “Interferência dual de tarefas”.

Conduzindo alguns experimentos, ele pedia a um grupo para realizar uma tarefa bastante
simples, como, digamos, pressionar um botão se uma luz se acendesse. Então,pedia a outro grupo para fazer o mesmo, e mais outra tarefa simples, como pressionar um botão diferente dependendo da cor da luz.

Assim que outra tarefa foi acrescentada, não importando o quão simples, o tempo envolvido dobrava. Pashler teorizou que havia algum tipo de gargalo de processamento — que as pessoas só conseguem pensar sobre uma coisa de cada vez.

Ele avaliou que certo esforço está envolvido em “empacotar” um processo, chegando à sua memória e extraindo outro e, então, voltando ao trabalho. E cada vez que você troca as tarefas, tal processo leva determinado tempo.

Como Utilizar O Método Scrum?

feito fazendo e feito metodo scrum - Scrum - Produtividade Máxima

 

Siga o clico PDCA (Plan [planeje], Do [faça], Check [verifique], Act [aja]).  O Scrum exige prática e atenção, mas
também um esforço contínuo para chegar a um novo estado no qual as coisas apenas fluem para que todo o resto aconteça.

 

O primeiro passo é apenas organizar uma lista de pendências.Pense na visão que você tem para o seu produto ou serviço ou seja qual for o seu projeto, e comece a subdividir as coisas que precisa fazer.

O tempo é finito. Trate-o dessa forma. Divida seu trabalho em unidades que possam ser realizadas em um período definido, curto e regular — o ideal são quatro semanas.

Fazer mais de uma coisa de cada vez diminui seu desempenho tanto em termos de tempo quanto de qualidade
nas duas tarefas. Não faça isso. Se você acha que isso não se aplica a você, saiba que está errado — afeta sim.

Quando você cometer um erro, corrija-o imediatamente. Pare todo o resto e resolva o problema que tem em
mãos. Corrigir mais tarde pode levar vinte vezes mais tempo do que corrigir agora.

Torne o trabalho visível. O melhor jeito para se fazer isso é criar um Quadro Scrum com três colunas: A fazer, Fazendo, Feito.

Trabalhar demais só resulta em mais trabalho. Trabalhar até tarde não resulta em mais produtividade; ao contrário: diminui a produtividade. Trabalhar demais resulta em fatiga, que leva a erros, que leva a necessidade de consertar algo que você acabou de terminar. Em vez de trabalhar até tarde ou nos fins de semana, trabalhe apenas nos dias de semana e apenas em um ritmo sustentável. E tire férias.

Gostou das dicas?  Curta Nossa Fanpage 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.