Impotência Apreendida

Armadilha da vida – Impotência Apreendida

Você sabe o que significa impotência apreendida? Este termo inventado pelo psicólogo Martin Seligman , foi usado para demonstrar como muitas vezes esquecemos do nosso livre-arbítrio.

Pouco a pouco, permitimos que nosso poder seja tirado até nos tornarmos um elemento da escolha dos outros.

Isso fica claro ao observarmos o quanto somos influenciados para seguir determinada carreira, um partido político ou religião.

O grande problema dessa impotência apreendida é que, damos aos outros não só o poder como também a permissão de escolher por nós.

A impotência aprendida  também pode ser definida como um processo mental e emocional que nos leva a agir de determinada forma baseada nos estímulos ou experiências passadas.

Quando somos repreendidos constantemente e independentemente do que fizermos, paramos de responder. Com o passar do tempo, nós acostumamos a sofrer pensando não haver alternativas.

Um exemplo disso é uma criança pequena que é mal tratada em casa ou na escola ou se esteve sob atos de violência física ou psíquica, é mais provável que não se defenda. Pessoas que passaram por isso acabam ficando deprimidas e sem esperanças.

Impotência Apreendida- Experiência Comprovada

Uma reflexão importante sobre como e a impotência apreendida, foi levantada pela obra clássica de Martin Seligman e Steven Maier.

Estes dois psicólogos fizeram um experimento com cães da raça pastor-alemão, dividindo os em três grupos.

Os do primeiro grupo foram presos em coleiras e receberam choques elétricos, mas podiam apertar uma alavanca para interromper o choque.

Os do segundo grupo foram colocados numa coleira idêntica, com a mesma alavanca e o mesmo choque, mas havia um problema: a alavanca não funcionava. O cão ficava impotente para acabar com o choque.

O terceiro grupo simplesmente ficou preso a coleira mas não recebeu choques.

impotência apreendida seligman - Impotência Apreendida

Depois, cada cão foi colocado num grande cercado com uma divisória baixa no meio. Um lado do cercado dava choques, o outro não.

Então aconteceu algo interessante. Os cães que, na primeira parte da experiência, conseguiram interromper os choques ou não tinham levado choque nenhum choque, logo apreenderam a pular a divisória e ir para o lado sem choques.

Mas o mesmo não aconteceu com os cães que dicaram desamparados na primeira parte da experiência. Esses não se  adaptaram nem se ajustaram. Nada fizeram para evitar os choques. Isso porque não sabiam que havia uma opção que não fosse levar choques.

Haviam ”adquirido” uma impotência apreendida.

O psicólogo Martin Seligman, passou mais de 25 anos estudando essa impotência aprendida. Depois de entrevistar e estudar milhares de pessoas, Seligman chegou à conclusão de que mais de 80% da população sofre de impotência aprendida em diferentes graus. As pessoas que sofrem com esta deficiência sentem que não conseguem alcançar nenhum objetivo ou melhorar suas vidas.

O indivíduo, confrontado com a adversidade, aprende a render-se e renuncia a uma luta condicionada pelo passado, mesmo quando as circunstâncias atuais oferecem indícios de uma possível “vitória”.

Impotência Apreendida X Resiliência

IMPOTENCIA APREENDIDA PRIORIDADE 300x169 - Impotência ApreendidaResiliência, nada mais é do que a capacidade de superar a adversidade. É a capacidade de uma pessoa de se desenvolver bem, para continuar projetando um futuro, apesar de eventos desestabilizadores, condições difíceis de vida e traumas às vezes sérios.

 

O desenvolvimento da resiliência começa a ser projetado na infância com  bons relacionamentos e experiências que ensinam a arte de superar obstáculos com amor, coragem, moral e esperança.

Essa qualidade é uma das principais armas contra a impotência apreendida. 

Apostar em resiliência significa encorajar as pessoas a lidar com situações destrutivas e reconstruir sua capacidade de auto-estima.

Despertar a convicção de que é possível superar traumas e lutar por uma vida decente são as diretrizes que definem o trabalho de ajuda com base na resiliência.

Gostou? Curta nossa fanpage!

1 comentário sobre “Impotência Apreendida”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.