Motivação Em Tempos Difíceis
A motivação é uma das armas mais poderosas e importante para superar momentos difíceis. Por meio dela Thomas Edison superou suas 10 mil falhas, antes de fazer a lâmpada elétrica incandescente funcionar.
Às vezes é muito fácil ficar motivado e você se vê envolvido em uma energia incrível.Outras vezes, é quase impossível descobrir como motivar-se e você acaba preso em uma ciclo de procrastinação. Este artigo contém as melhores dicas e pesquisas mais úteis sobre como manter-se motivado.
Vamos detalhar a ciência por trás de motivar-se em primeiro lugar e como permanecer motivados a longo prazo. Se você está tentando descobrir como se motivar ou como motivar uma equipe, este artigo é tudo o que você precisa saber.
Motivação: o que é e como funciona
Os especialistas definem a motivação como sua disposição geral para fazer algo. É o conjunto de forças psicológicas que o obrigam a agir.
Este significado de motivação é bom mas eu gosto bem mais da definição escrita no livro A Guerra Da Arte. O autor Steven Pressfield diz ”em algum momento, a dor de não fazê-lo se torna maior do que a dor de fazê-lo.”
Em outras palavras, em algum momento, é mais fácil mudar do que permanecer o mesmo. É mais fácil agir e sentir-se inseguro na academia do que ficar quieto e sentir auto depreciação no sofá. É mais fácil sentir-se desconfortável ao tentar fazer um amigo do que sentir-se sozinho.
Acredito que esta é a essência da motivação. Cada escolha tem um preço, mas quando estamos motivados, é mais fácil suportar o inconveniente da ação do que a dor de permanecer o mesmo. De alguma forma, estabelecemos um limite mental – geralmente depois de semanas de procrastinação e se torna mais doloroso não fazer o trabalho do que realmente fazê-lo.
A questão é, como fazer para nos sentirmos motivados de forma consistente?
A Interpretação Errada Sobre Motivação
Uma das características principais da motivação é que ela se apresenta sempre depois de um comportamento, e não antes.
Algumas pessoas pensam erradamente que a motivação aparece depois de ler textos de motivação, frases de motivação ou algum vídeo motivacional. Na verdade a motivação é muitas vezes o resultado da ação e não a causa disso. Começar mesmo de uma forma pequena, pode causar inspiração para continuar.
Alguns especialistas chamam esse efeito de Física Da Produtividade, porque é basicamente a Primeira Lei de Newton aplicada à formação de hábitos: os objetos em movimento tendem a permanecer em movimento. Uma vez iniciada a tarefa, é mais fácil continuar avançando. Veja o gráfico a seguir:
Você não precisa de muita motivação depois de começar uma tarefa. A grande dificuldade está logo no início. Depois de começar, o progresso ocorre naturalmente e cada vez com menos esforço.
Isso pode ser comprovado quando você for para academia pela primeira vez. No início parece ruim e você cansa rápido. Mas a partir de algumas semanas a tendência é você cansar menos realizando a mesma carga de exercícios.
Assim, uma das chaves para se motivar é facilitar o início e criar uma motivação psicologia.
Motivação: Programe A Sua
Muitas pessoas lutam para encontrar a motivação que precisam para alcançar os objetivos que desejam, porque estão desperdiçando muito tempo e energia em outras partes do processo. Se você quiser facilitar a busca de motivação e começar, precisa automatizar os estágios iniciais de seu comportamento.
Definir um cronograma para si mesmo parece simples, mas coloque sua decisão no piloto automático, dando aos seus objetivos um tempo definido. Isso aumenta a probabilidade de você seguir independentemente dos níveis de motivação. E há muitos estudos de pesquisa sobre força de vontade e motivação que comprovam essa afirmação.
Defina hoje mesmo um cronograma para seus hábitos. Essa é a diferença entre profissionais e amadores .Os profissionais definem um cronograma e se atêm a ele. Os amadores esperam até que se sintam inspirados ou motivados.
Como Motivar-se Quando Você Estiver Sem Ânimo
Você sabe o que Mark Zuckerberg (CEO Facebbok) , Tim Cook (CEO Apple),Bill Gates (CEO, Microsoft) têm em comum? Eles constroem rituais através de uma rotina pré estabelecida para manterem-se motivados durante o dia.
Mark mesmo sendo um bilionário acorda sempre no mesmo horário às 6 da manhã. Usa sempre camiseta da mesma cor. Esta estratégia é sua maneira de não perder tempo escolhendo roupa. Ele sempre tem uma lista do que precisa ser feito antes de começar o dia.
Tim se orgulha de ser o primeiro a chegar na empresa e o último a sair. Também é conhecido por enviar seus e-mails às 3:45 da manhã. Ele também pode ser encontrado às 5 da manhã na academia. Esta é sua rotina para manter sua motivação em alta.
Bill Gates, é apelidado de homem mais rico do mundo, segundo a lista da Forbes. Ele lê por uma hora quase todas as noites antes de ir para a cama, não importa o quão tarde ele chega em casa. Sempre começa seu dia com um cronograma bem definido.
Aqui estão alguns exemplos de como você pode aplicar alguns rituais em sua rotina para se motivar:
- Exercícios Físicos: Incontáveis benefícios para a saúde e ajuda no foco e motivação durante o dia.
- Meditação: Livre-se do estresse antes de começar qualquer atividade. Faça isso através da meditação.
- Durma melhor: siga uma rotina de “desligar” antes de dormir.
Portanto a chave para qualquer bom ritual é que ele elimina a necessidade de tomar uma decisão: o que devo fazer primeiro? Quando devo fazer isso? Como devo fazer isso?
A maioria das pessoas nunca se move porque não consegue decidir como começar. Você quer começar um comportamento para ser fácil e automático para que você tenha a força para terminá-lo quando se torna difícil e desafiador.
Como Fazer Da Motivação Um Hábito
Existem 3 passos simples para você fazer da motivação um hábito.
Passo 1: Comece sempre uma rotina com algo extremamente fácil que seja impossível dizer não. Por exemplo, minha rotina para fazer exercícios físicos começa vestindo uma roupa confortável e um alongamento de 3 minutos. Essa tarefa é tão simples de iniciar que não posso dizer não para ela.
Se você não consegue motivar-se no começo, então descobrirá que a motivação geralmente vem depois de começar. É por isso que sua rotina inicial precisa ser incrivelmente fácil de começar.
Passo 2 : Sua rotina deve levá-lo em direção ao objetivo final bem definido.
A falta de motivação mental está frequentemente ligada à falta de movimento físico. Apenas imagine seu estado físico quando estiver se sentindo deprimido, entediado ou desmotivado. Você não está se exercitando muito.
O oposto também é verdade. Se você pratica exercícios físicos, então é muito mais provável que você se sinta mentalmente engajado e energizado. Por exemplo, é quase impossível não se sentir vibrante, acordado e energizado quando você está praticando um esporte.
Embora sua rotina deva ser a mais fácil possível para começar, ela deve se transformar gradualmente em mais e mais movimento físico. Sua mente e sua motivação seguirão seu estado físico.
Passo 3: Você precisa seguir o mesmo padrão estabelecido todas as vezes.
O objetivo principal da sua rotina inicial é criar uma série de ”gatilhos” que você sempre realiza antes de começar uma tarefa específica. Sua rotina inicial diz a sua mente: “Isto é o que acontece antes de eu fazer ”tal coisa”.
Eventualmente, esta rotina se torna tão ligada ao seu desempenho que, simplesmente ao acionar o gatilho, você é puxado para um estado mental que está preparado para executar. Você não precisa saber como encontrar motivação, você só precisa começar sua rotina.
Como Ficar Motivado A Longo Prazo
Agora abordaremos algumas estratégias para facilitar a motivação e o início de uma tarefa. Que tal manter a motivação a longo prazo?
Imagine que você está jogando basquete. Se você tentar jogar uma partida seria contra uma criança de quatro anos, você rapidamente ficará entediado. A partida é muito fácil.
No entanto, se você tentar jogar uma partida seria contra um tenista profissional como Lebron James ou Kobe Bryant, você se verá desmotivado por um motivo diferente. A partida é muito difícil.
Compare essas experiências ao jogar basquete contra alguém que seja igual a você. Conforme o jogo avança, você ganha alguns pontos e perde alguns pontos. Você tem a chance de ganhar a partida, mas somente se você realmente tentar.
Seu foco aumenta, as distrações desaparecem e você se vê totalmente concentrado. A vitória não é garantida, mas é possível. Tarefas como essas, segundo a ciência, são as mais prováveis de nos manter motivados a longo prazo.
As pessoas experimentam uma motivação máxima quando trabalham em atividades que estão bem no limite de suas habilidades atuais. Nem muito difícil e nem muito fácil, mas na medida.
Trabalhar em atividades que ”na medida” é uma das chaves para manter a motivação de longo prazo . Se você está se sentindo desmotivado para trabalhar em uma tarefa, muitas vezes é porque ela caiu em uma área de pouco onde você tem pouco ou nenhum domínio. Encontre uma maneira de colocar suas tarefas no mesmo nível de suas habilidades, onde você se sinta desafiado, mas capaz.
Como Alcançar A Motivação Máxima
A mistura de felicidade e desempenho máximo é chamada de por muitos de ”fluxo”. Atletas de alta performance experimentam esse sentimento constantemente. O fluxo é o estado mental que você experimenta quando está tão concentrado na tarefa que o resto do mundo enfraquece.
De outra maneira, poderíamos descrever o fluxo como seu estado máximo de motivação.
Para atingir esse estado de desempenho, no entanto, você não precisa apenas trabalhar em desafios com o grau certo de dificuldade, mas também medir seu progresso imediato.
Assim, podemos dizer que a medição é um fator chave na motivação. Em outras palavras, enfrentar um desafio ideal e receber feedback imediato sobre o progresso que você está fazendo em direção a esse desafio são dois dos componentes mais críticos da motivação máxima.
O Que Fazer Quando Sua Motivação Diminuir?
É simplesmente impossível manter a motivação em alto nível o tempo todo. Inevitavelmente, sua motivação para realizar uma tarefa vai diminuir em algum momento. Leia a seguir o que eu tento lembrar toda vez que penso em desistir de algo.
Nossa mente é um mecanismo de sugestões.
Considere cada pensamento que você tem como sugestão, não como uma ordem. Agora, enquanto estou escrevendo isso, minha mente está sugerindo que me sinto cansado. Está sugerindo que eu desista. Está sugerindo que eu tome um caminho mais fácil.
Se eu parar por um momento, no entanto, posso descobrir novas sugestões. Minha mente também está sugerindo que eu me sentirei muito bem em realizar este trabalho uma vez feito. Está sugerindo que vou respeitar a identidade que estou construindo quando me ater ao cronograma. Está sugerindo que eu tenho a capacidade de terminar essa tarefa.
Lembre-se, nenhuma dessas sugestões são ordens. Elas são apenas opções. Eu tenho o poder de escolher qual opção eu sigo. O desconforto é temporário.
Olhe o exemplo dos atletas Olímpicos. Muitos começam a treinar quando ainda são crianças e lutam a vida toda para se transformar em um atleta de alta performance. Qualquer um pode querer uma medalha de ouro. No entanto, poucas pessoas querem treinar como um atleta olímpico.
Às vezes, o simples ato de aparecer e ter a coragem de fazer o trabalho, mesmo de maneira comum, é uma vitória digna de comemoração.
Fácil ou difícil, a vida é um equilíbrio constante entre aceitar a facilidade de distração ou superar a dor da disciplina.
Espero que tenha gostado deste pequeno guia de motivação. Não deixe de baixar nosso E-book os 5 Rituais Para Felicidade e curtir nossa página no Facebook.
2 comentários sobre “Motivação: O Guia De Como Manter-se Motivado”